Semana da Educação na Japan House São Paulo

Durante a semana dos dias 29 de outubro e 3 de novembro de 2024, a Japan House São Paulo oferece a Semana da Educação JHSP, uma programação especial dedicada ao incentivo dos jovens a estudarem no Japão. As atividades livres e gratuitas contam com workshops, rodas de conversa e estandes de universidades japonesas, localizados no andar térreo da instituição, além da presença de representantes das universidades que vêm ao Brasil presencialmente para o evento.

Cada um dos dias da Semana da Educação traz atividades voltadas para diferentes carreiras, estudos da língua japonesa, pesquisas acadêmicas, e como é a experiência de estudar no Japão a partir de depoimentos de brasileiros ex-alunos de universidades japonesas.

Programação da Semana de Educação da Japan House

No dia 29 de outubro, terça-feira, a programação tem início às 10h30 com o Painel sobre Carreiras – Indústria de Alimentos, que aborda as diferentes possibilidades de carreira na indústria alimentícia, com foco na indústria japonesa atual, e terá participação do Gerente de Negócios da Divisão de Health and Sports Nutrition da Ajinomoto Brasil, André Igi de Freitas; do Diretor Presidente da Cermaq Brasil e ex-aluno da Universidade de Agricultura de Tóquio, Felipe Katata; e da Gerente do Departamento de Ciências e Pesquisas da Yakult Brasil, Helena Kajikawa. A mediação da conversa será feita pela Gerente de Negócios da JHSP, Lígia Feichas.

Seguindo a programação voltada para carreiras, às 14h acontece o Painel Carreira na Indústria da Tecnologia, que narra os possíveis caminhos de trabalho na tecnologia, área de renome do mercado japonês. Mediada pelo Professor de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, Anderson Harayashiki Moreira, a atividade conta com a presença do Diretor de Recursos Humanos da NEC América Latina, Amilton Aires; da Executiva de Contas Global da Mitsubishi Electrics, Elaine Akie; e do Supervisor de Produção da Hoya, Fernando Ogata.

Finalizando a programação do dia 29, às 16h30 o educativo da JHSP traz uma edição especial do Ciclo de Mangá, apresentando novamente a obra “A Lanterna de Nix”, da aclamada autora Kan Takahama, publicado no Brasil pela editora Pipoca & Nanquim, título que foi sucesso na edição da atividade de junho de 2024. A história segue a protagonista Miyo no momento em que o Japão reabria suas fronteiras para o comércio com o ocidente. Trabalhando na loja de importados do Sr. Momotoshi, Miyo se vê em uma trajetória de amadurecimento e reflexão ao entender o mundo em que vive, permeado pelas transformações culturais e pela influência europeia da Revolução Industrial.

Na quarta-feira, 30 de outubro, as atividades se iniciam com eventos organizados pelo Centro pela Educação de Comunicação Global (CEGLOC), projeto da Universidade de Tsukuba responsável pelo ensino de idiomas aos estudantes, dividido em duas sessões, uma pela manhã e outra pela tarde. Pela manhã acontece a apresentação Convite para a Aprendizagem da Língua Japonesa – Uma Conexão Brasil-Japão para o Futuro, com início às 10h30, que abordará as diferentes iniciativas que universidades japonesas e outras instituições estão realizando para aprimorar o ensino da língua à alunos interessados no idioma, assim como docentes e pesquisadores. A atividade será apresentada pelo Prof. Masaki Ono da Universidade de Tsukuba; pelo Diretor Geral Assistente da Fundação Japão, Yoshiki Sato; pelo Dr. Yusuke Tanaka da Universidade de Tsukuba; pela Dra. Mari Komori da Universidade de Osaka; e pela Dra. Tomomi Otsu da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio.

Já a segunda atividade, com início às 14h30, será o workshop O Futuro do Ensino da Língua Japonesa no Brasil. A atividade será dividida em duas partes: na primeira, professores e pesquisadores envolvidos no ensino da língua japonesa no Brasil apresentam as diferentes iniciativas de suas instituições para incentivar o aprendizado do idioma; e na segunda parte, os participantes poderão compartilhar suas opiniões sobre a atual situação do ensino da língua japonesa no país, discutindo soluções para os problemas existentes e suas perspectivas para o futuro por meio da cooperação entre instituições japonesas e brasileiras. A discussão será apresentada pelo Prof. Masaki Ono da Universidade de Tsukuba; pelo Dr. Yuki Mukai da Universidade de Brasília; pela Dra. Leiko Matsubara da Universidade de São Paulo; pela Dra. Ruchia Uchikesaki da Universidade Federal do Amazonas; e pela representante do Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ), Aya Horiguchi.

No dia 31 de outubro, quinta-feira, às 10h30, acontece o Plataformas de Estudos, em que serão apresentadas as plataformas JV-Campus (Japan Virtual Campus, ou “campus virtual japonês”, em tradução livre), e o JIGE (Japan Hub For Innovative Global Education, ou “centro japonês pelas iniciativas globais de educação”, em tradução livre). O primeiro é uma plataforma educacional online responsável pelo armazenamento de aulas, cursos e conteúdos majoritariamente gratuitos criados por professores de universidades japonesas. Já o segundo foi formado pelas universidades de Kansai, Tohoku e Chiba como um espaço digital de aprendizado, oferecendo possibilidades de estágios remotos ou presenciais para estudantes estrangeiros. A atividade será apresentada pelos professores Ryousuke Ohniwa e Akinari Hoshino, representantes da JV-Campus; e pelos professores Keiko Ikeda e Tomoki Furukawa, representantes da JIGE.

A segunda atividade do dia, com início às 14h, será uma série de Palestras de Divulgação de Bolsas de Estudos para o Japão, que abordará as diferentes possibilidades para brasileiros conquistarem vagas em universidades japonesas. A roda de conversa terá início com a apresentação da Bolsa Mext, oferecida pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo; seguindo pela apresentação da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) sobre as bolsas de estudos oferecidas pela instituição; e finalizando com uma mesa redonda com alunos com diferentes modalidades de bolsas de estudos da Asebex (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão).

Na sexta-feira, dia 1° de novembro, às 11h, será apresentado o projeto Study in Japan, uma iniciativa do Ministério da Educação japonês para promover o estudo no Japão a estudantes estrangeiros. O projeto tem como objetivo informar os brasileiros sobre as possibilidades de estudos no país, os requisitos necessários, os custos de vida, ofertar bolsas de estudos, avaliar diferentes possibilidades de estudo e hospedagem e os cursos disponíveis, além de outros assuntos relacionados ao intercâmbio estudantil. A palestra será realizada pelo representante do Study in Japan, Álvaro Kanashiro.

Às 14h30 será realizado o Painel sobre Internacionalização nas Instituições de Ensino. Nele serão discutidos os diferentes programas de intercâmbio Brasil-Japão, a importância do destino nipônico para estudantes e os desafios enfrentados pelas universidades japonesas para enviar e receber estudantes entre os dois países. O bate-papo será realizado pelo Coordenador Acadêmico no Centro Brasileiro de Estudos de Negócios Internacionais & Diplomacia Corporativa (CBENI & DiC) da ESPM, Alexandre Uehara; pela Vice-Diretora e professora do Instituto de Inovação Global da Educação da Universidade de Kansai, Keiko Ikeda; pelo Diretor e professor do Escritório de Educação Internacional Online da Universidade de Tsukuba, Ryosuke Ohniwa; e pelo Diretor de Mobilidade Acadêmica da AUCANI (USP), Paulo Braz.

Iniciando o fim de semana, no sábado, 2 de novembro, acontecem dois painéis sobre O Papel das Instituições Japonesas. Às 10h30 acontece o bate-papo sobre o papel das universidades participantes da Semana da Educação da Japan House e o apoio oferecido aos estudantes interessados em estudar no Japão. A atividade é apresentada pela assessora consular do Consulado do Japão em São Paulo, Stella Tanaka; pela Analista Administrativa da Fundação Japão, Aurora Kyoto Nakati Kinto, e pela Presidente da Asebex, Thais Watanabe. A conversa terá mediação do Diretor Institucional da JHSP, Claudio Kurita.

Já às 11h45, representantes de instituições japonesas apresentam a atuação direta ou indireta das universidades no intercâmbio, assim como dicas para que estudantes se preparem para a experiência. A roda de conversa terá a presença de representantes da Japan Virtual Campus, JIGE e JASSO, e será mediada pelo representante da Study in Japan, Álvaro Kanashiro.

Às 14h30, acontecerá a Apresentação das Universidades Yamanashi Gakuin Daigaku iCla, Kyushu University, University of Tsukuba, Yokohama National University, Tokyo University of Foreign Studies (TUFS), Kyoto University of Advanced Science (KUAS), Kansai University, Tohoku University, Chiba University e Nagoya University, que realizam apresentações sobre os diferentes programas para estudantes brasileiros, além de contarem mais sobre suas atuações. A atividade também terá uma sessão no domingo, 3 de novembro, às 14h30.

Ainda no sábado, às 17h, será realizada uma Performance de iaido e karate e aula sobre kata, com apresentações e aulas de iaido, karatê e kata. As práticas milenares serão apresentadas pelo Diretor e Professor do Escritório de Educação Internacional Online da Universidade de Tsukuba, Ryosuke Ohniwa, que fará uma introdução sobre os esportes e as práticas realizadas com a katana, espada curva tradicional japonesa, e uma demonstração das artes marciais. A atividade também terá uma sessão no domingo, 3 de novembro, às 10h30.

No domingo, às 11h15, será realizada a última atividade da Semana da Educação JHSP, a palestra O Prazer de Aprender – O Que Significa Educação no Japão?, apresentada pelo Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu. A palestra abordará o amplo significado da palavra “educação” no país, especialmente através da cultura alimentar nipônica. Além disso, será apresentada uma descrição da história do sistema educacional japonês, cobrindo sua evolução ao longo de um milênio até os dias atuais.

Serviço:
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 

Foto: Divulgação oficial/ Japan House

Mais em Sociedade

Japan House São Paulo promove palestras sobre moda nas províncias japonesas