O curta-metragem “Vento Dourado”, escrito e dirigido pelo autor nipo-brasileiro André Hayato Saito e produzido pela MyMama Entertainment estreia neste mês no 46º Moscow International Film Festival.
O filme faz parte da trilogia de curtas onde Saito investiga sua ancestralidade japonesa a partir de um olhar autoral e íntimo. “Vento Dourado” tem como personagem principal sua avó materna, Haruko Hirata, que, aos 94 anos, se encontra no limiar do existir. O cineasta explora a relação íntima da matriarca com sua filha Sumiko, sua cuidadora por 18 anos.
Filmado a partir de uma proposta do diretor de “retiro cinematográfico” e conduzido como um docuficção, o filme é uma ode à observação do cotidiano e da natureza, onde tradições familiares e conversas poéticas sobre a efemeridade da vida florescem espontaneamente.
Pertencente à primeira geração da família nascida no Brasil, Haruko tem sua identidade e referências moldadas pela cultura de seus ancestrais. Apesar de sua história ter começado e terminado no Brasil, o japonês permaneceu por toda sua vida como sua língua materna.
Em um ciclo incessante de vida-morte-vida, o filme se mistura à realidade fora das telas, quando Haruko veio a falecer no final do ano passado, um dia antes do nascimento do filho de Saito.
Este é o segundo filme de uma trilogia em que Saito resgata sua ancestralidade japonesa e reflete sobre o espaço das culturas diaspóricas no tecido social brasileiro. O primeiro, “Kokoro to Kokoro”, foi exibido pela primeira vez no Brasil em fevereiro de 2024. O último, “Amarela”, ainda está em finalização.
Este último será o ponto de partida para o primeiro longa-metragem do diretor, ‘Crisântemo Amarelo’, projeto que sintetiza a trilogia e está em processo de captação.
Ficha técnica: Vento Dourado
Elenco: Haruko Hirata, Sumiko Hirata Saito e Diana Mari Saito Takai
Uma produção: MyMama Entertainment
Escrito e Dirigido por: André Hayato Saito
Produzido por: Mayra Faour Auad & Gabrielle Auad, Tati Wan & André Hayato Saito
Direção de Produção: Tati Wan
Direção de Arte: Luana Kawamura Demange
Direção de Fotografia: Danilo Arenas Ireijo
Montagem: Caroline Leone
Desenho de Som e Mixagem: Guile Martins
Trilha Sonora Original: Roberto Coelho & Koitty
Cor e Pós Produção: Clandestino
Co-Escrito por: Luigi Madormo
Assistentes de Produção: Eliza Tiemi Saito Takai, Rafael Barbosa Takai, Marco Aurélio Tadao Saito, Neide Pereira, Dante Kenji Saito Takai.
Ilustrações: Aiko Carolina
Pôster: Yumi Shimada
Foto: Divulgação oficial.
[…] com sua filha Sumiko, sua cuidadora por 18 anos. O curta fez sua estreia em abril deste ano no 46º Festival Internacional de Cinema de Moscou e terá sua estréia européia no 31º Sheffield DocFest, que acontece em junho de […]