Berseker da Gula

Baseado em uma light novel, Berserker da Gula tinha tudo para ser um shounen genérico. De certa forma, o roteiro ainda se qualifica como tal. O protagonista, Fate, é bonzinho e mamão com açúcar. Mas o universo criado pelo autor ajuda muito no desempenho da obra.

Em um mundo em que habilidades de RPG são verdadeiras, Fate parece ter passado duas vezes na fila do azar. Sua habilidade, Gula, é praticamente inútil e só o deixa com vontade de comer bastante. Ele foi abandonado por seu vilarejo por causa disso e passa a sofrer assédio moral de alguns Cavaleiros Sagrados (basicamente, guerreiros com habilidades sagradas), que são os chefes dele. A única pessoa que trata Fate com dignidade é Roxy, a única Cavaleira Sagrada da trama que presta e o interesse amoroso do nosso herói.

Em uma bela noite, Fate mata um assaltante sem querer e descobre que a Gula absorve as almas e as habilidades das pessoas que ele mata. Com isso, ele aprende a habilidade Telepatia e decide comprar uma espada. A arma que ele escolhe é uma espada preta que atende pelo nome de Ganância. A Ganância tem vida própria e passa a guiar Fate em sua jornada.

Percebeu o padrão aqui? Gula e Ganância são sete pecados capitais, o que nos permite deduzir que há mais cinco desses por aí. E essas são armas/habilidades proibidas. Só que há um porém: a Gula pode aumentar as habilidades de Fate a níveis extraordinários, mas também pode fazê-lo perder a cabeça se ele não lutar com certa frequência ou se ele se “alimentar” demais.

Há dois momentos de tensão no enredo da primeira temporada. O primeiro é a habilidade Gula em si. Fate precisa manter isso em segredo, mas é difícil quando a Gula deixa seus olhos vermelhos se ele não se alimentar direito. E Fate não quer que ninguém descubra, principalmente Roxy. Para isso, ele compra uma máscara que oculta seus stats e se veste todo de preto para caçar monstros.

Ele até começa bem, mas tudo muda quando Roxy é enviada para Gália, um lugar cheio de monstros perigosos onde o pai dela morreu também em missão. Roxy é orgulhosa demais para recusar e parte para lá. Fate não pode acompanhá-la oficialmente, mas segue Roxy rumo à Gália com o objetivo de impedir que ela morra.

No caminho, ele faz as pazes com seu passado e encontra um professor e os pecados Inveja, Ira, Preguiça e Luxúria. Quando chega à Gália, Fate finalmente entra em linha de colisão com Roxy, mas consegue evitar que ela descubra sua identidade… por enquanto. Ele é obrigado a abrir mão de sua identidade para proteger Roxy e acaba sendo salvo por ela.

No final, Fate parte em uma jornada com a Ira e a Luxúria. Se há um gosto amargo, é que ele e Roxy não se abriram a respeito de seus sentimentos um pelo outro e Fate ainda não pode ficar perto dela por causa da Gula. Mas isso parece uma trama interessante para uma eventual segunda temporada.

Foto: Reprodução/ Twitter oficial Berseker da Gula.