Tearmoon Empire é um anime de fantasia baseado em uma light novel homônima escrita por Nozomu Mochitsuki. No Brasil, a produção é transmitida pela Crunchyroll. Há também um mangá com seis volumes em circulação.
A trama acompanha a jornada da princesa Mia Luna Tearmoon, do Império Tearmoon, que acaba executada na guilhotina aos moldes da Revolução Francesa. Por algum motivo, Mia acaba voltando no tempo para quando tinha 12 anos de idade junto com um diário mágico. Então, ela faz de seu objetivo evitar a guilhotina (sempre presente de forma cartunesca no anime).
Para isso, ela precisa evitar as circunstâncias que fizeram eclodir a revolução em primeiro lugar. O primeiro passo é impedir (ou mitigar) a crise econômica que gerou insatisfação em toda a população. Então, Mia conta com a ajuda de Ludwig, um economista que ela ignorou em sua vida anterior.
Ela também acaba criando, sem total intenção, laços importantes e profundos com seus colegas na Academia Saint Noel, frequentada pelos nobres. Dois deles, Sion e Tiona, estavam diretamente envolvidos na revolução que resultou na morte de Mia na linha do tempo original. Agora, as atitudes magnânimas de Mia acabam conquistando e aproximando não só os dois, mas também uma miríade de aliados que Mia tinha ignorado por ser egoísta. Ela ganha até um interesse amoroso: o príncipe Abel.
Com um pack de amigos atualizado, Mia entra de férias e encontra uma situação que pode descambar para o Império Tearmoon: um nobre local quer expandir suas propriedades e ocupar terras de um povo indígena do qual a empregada de Tiona faz parte. Segundo o diário mágico, essa invasão se tornará uma questão diplomática e jogará Tiona (e Sion) contra Mia. Então, Mia vai pessoalmente à região e resolve o problema (quase sem querer) com a ajuda de Dion, que foi o seu executor na linha do tempo original e havia perdido seu exército por conta dessa guerra fútil. Ela ainda por cima garante o apoio da família de Tiona em caso de escassez de alimentos.
Resolvendo essa questão, o diário mágico se atualiza e some, o que Mia interpreta como ela vencendo o fantasma da guilhotina. Pouco tempo depois, uma revolução similar à da linha do tempo original eclode no reino do Príncipe Abel. Mia se coloca na linha de frente para entender as causas dessa revolução e, com a ajuda de Sion, descobre que uma rede de intrigas do reino governado pela família de Sion era a responsável por fazer eclodir essas revoluções em reinos próximos. Com todos os reinos a salvo, os jovens nobres podem se dar ao luxo de descansar e se divertir… ao menos por enquanto, até a linha do tempo mudar novamente.
Império Tearmoon é um anime que recomendo bastante para quem é fã de história por causa de todas as conexões com a Revolução Francesa. Outro ponto alto é o desenvolvimento da protagonista. Mia ainda tem motivações egoístas, mas ela vai mudando conforme se aproxima de pessoas que ela havia ignorado na linha do tempo original. E suas decisões são sempre interpretadas como decisões sábias, só que na verdade é apenas Mia agindo por impulso (e a piada nunca perde a graça) As pitadas de humor e drama histórico fazem deste um anime leve para acompanhar.
Foto: Reprodução/ Site oficial Tearmoon Empire.
Mais reviews: